IT'S HALLOWEEN TIME! (É TEMPO DE HALLOWEEN!)
- euzebioscalliidiom
- 25 de out. de 2024
- 2 min de leitura

Aprender um novo idioma permite explorar e entrar em contato com diferentes mundos, ideias e crenças. A compreensão da cultura que envolve o idioma é crucial para o aprendizado, enriquecendo a experiência e aprimorando a proficiência linguística.
O Halloween faz parte da cultura de língua inglesa e aqui trazemos alguns aspectos para melhor entender essa "celebração". Enjoy!
A provável origem do Halloween, remete ao festival celta chamado Samhain (pronúncia norte-americana: SAA-Win – britânica: Saa-un). Durante o Samhain, os celtas realizavam celebrações com fogueiras e com fartura de alimentos. As fogueiras (ou lanternas) tinham como objetivo manter os mortos longe dos vivos.
Com isso, iniciou-se uma grande tradição em países como a Inglaterra, que, em 1º de novembro, celebrava o All Saints Day (dia de homenagem aos santos). O dia 31 de outubro acabou transformando-se em All Hallows’ Eve, que significa “véspera do Dia de Todos os Santos”.

No caso dos monstros durante o Halloween, os celtas acreditavam que, no período da festa, seres malignos poderiam aproveitar a presença dos mortos para fazer mal às pessoas vivas. Além disso, no Samhain, era comum que as pessoas fossem de porta em porta com máscaras para não serem reconhecidas pelos seres malignos.
Em 1845, durante o período conhecido na Irlanda como a "Grande Fome", 1 milhão de pessoas foram forçadas a imigrar para os Estados Unidos. Não é coincidência que as primeiras referências ao Halloween apareceram na América pouco depois disso.
Como milho era uma cultura importante da agricultura americana, acabou entrando na simbologia característica do Halloween americano. Tanto que, no início do século 20, espantalhos - típicos de plantações de milho - eram muito usados em decorações do Dia das Bruxas. Em virtude da popularização da cultura norte-americana, a festa espalhou-se pelo mundo.
Dos irlandeses também vieram tradições como a de esculpir uma lanterna. Era comum esculpir nabos e transformá-los em lanterna. Nos Estados Unidos, em razão da grande disponibilidade de abóboras, elas é que foram usadas na confecção de lanternas.
No inglês, essas lanternas esculpidas em abóboras são chamadas de “Jack-o'-lantern” e fazem menção a uma lenda do folclore irlandês: um personagem chamado Jack com uma lanterna esculpida em um nabo para que pudesse vagar pelo mundo à noite.

No Halloween é comum as crianças se fantasiarem e irem de porta em porta dizendo “trick or treat”, expressão que é traduzida aqui como “doces ou travessuras”.
Muitos países, como o México, possuem suas próprias celebrações para os mortos (Dia de Los Muertos, 02 de novembro). Outros países, como a Alemanha, incorporaram a festa à sua própria cultura, mas a adaptaram à cultura local."

Sem dúvidas os Estados Unidos é o país onde mais se comemora o Halloween, no entanto, essa é uma data conhecida por todo o mundo e celebrada em outros como:
· Irlanda – onde tudo começou pelos povos Celtas;
Itália; Canadá; Inglaterra; Alemanha; Romênia; Polônia; Holanda; França e muitos outros.
Comments