top of page
Buscar

AS ANOTAÇÕES PARA O APRENDIZADO DE UM IDIOMA – Parte 2



Sempre anote palavras que vá aprendendo em situações fora da sala de aula. É muito útil para qualquer estudante de idiomas. Só por esse motivo, já recomendaria fortemente a utilização de um caderno.

Facilidade para analisar palavras que aprendeu e anotou:

Tudo o que você anota, aprende e pratica está nesse caderno. Ao longo do tempo, você não tem apenas um, você tem dois, três ou mais dependendo do tamanho de seu caderno e a quantidade de anotações de palavras que faz. Você acaba percebendo o quanto aprendeu. Isso é bom para nossa autoestima como estudantes de idiomas. Uma motivação interna é a percepção do quanto aprendemos em determinado tempo. Quanto mais aprendemos, mais queremos aprender, e isso nos move adiante.

Você registra o novo vocabulário como e quando aprende.

Pegue referências novas. Podem ser palavras ou expressões que você ouve alguém dizer, coisas que lê num livro no idioma alvo ou até coisas que vê e pensa em como diria nesse idioma.

Mantenha suas anotações na língua estudada separadas para que você pense no idioma.

Você acha que demora mudar de português para o idioma estudado? É porque você precisa pensar direto naquele idioma quando fala ao invés de ficar traduzindo. Encoraje seu cérebro a pensar, escrevendo em seu caderno no idioma.

Pode ampliar as anotações.

Aprender uma palavra por vez é bom, mas é ainda melhor expandir as palavras, adicionando preposições que se relacionam com ela, colocações comuns e expressões em que a palavra costuma ser usada. Quando escrever uma palavra nova no caderno, você pode deixar um espaço livre e voltar lá depois para completar com essas informações depois de perguntar ao professor ou fazer uma pesquisa.

Utilizando as anotações para aprimorar a fala:

Falar em voz alta: Use suas anotações para praticar a pronúncia e a entonação das palavras. Leia em voz alta trechos dos seus resumos ou reflexões para se familiarizar com a sonoridade do idioma.

Utilizando as anotações para aprimorar a compreensão auditiva:

Transcrição de áudios: Utilize áudios, como podcasts ou trechos de filmes e séries, e transcreva o que você escutou. Compare sua transcrição com as legendas originais para verificar sua compreensão auditiva.

Anote o que você entendeu: Depois de escutar um áudio, faça um resumo ou reflexão por escrito sobre o que você compreendeu. Isso ajudará a consolidar o conteúdo em sua mente.

Utilizando as anotações para aprimorar a leitura:

Vocabulário contextual: Ao ler textos em língua estrangeira, identifique palavras desconhecidas e adicione definições e exemplos às suas anotações. Dessa forma, você aprenderá a usar o vocabulário em um contexto adequado.

Compreensão de texto: Leia textos e utilize suas anotações para responder perguntas sobre o conteúdo.

Acredite, aprender um idioma é o melhor hobby do mundo!


 
 
 

Comments


bottom of page